segunda-feira, 29 de junho de 2015

Encontros de Cidadania

Em mais um de muitos dos nossos Encontros De Cidadania, os alunos do 1C, desta vez apresentaram os temas de referentes à Sustentabilidade, Solidariedade , Diferenças Culturais , Cidadania e Ecossistema. Mais uma vez fizemos da tecnologia como nosso meio de comunicação rico em informações,com pesquisas slides e música a turma apresentou os temas enriquecendo o conhecimento e tendo mais atitude. 
Vem ver como foram alguns dos trabalhos que seguem abaixo:

"Cidadania "Direito de ter direito"
E não é de uns dias para cá, que isso vem sendo importante, talvez seja nesses tempos modernos que ela vem sendo esquecida. A origem da palavra Cidadania que vem do latim “civitas” que significa cidade, ela foi usada na Grécia e na Roma antiga para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer. Muitos devem se perguntar, “O que é cidadania?”, “Onde vou usar isso na minha vida”?
 Então vamos te responder, cidadania é nada mais nada menos, do que teus direitos e deveres, o que tu precisa fazer, e o que tem de ser feito pra ti. E nós usamos isso, para TUDO, pois não existe nada sem ajuda do outro, e na sociedade é tudo baseado nisso, todos tem deveres, mas todos tem direitos, seja ele um trabalhador, ou o presidente da república. No Brasil, damos passos importantes com o processo de redemocratização e a Constituição de 1988.
 Mas, muito temos que andar. Ainda predomina uma visão reducionista da cidadania onde fazemos coisas que nos são impostas, já estamos acostumados a não levar a sério a coisa pública, a pensar que direitos são privilégios e exigi-los é ser boçal e metido. Muitas vezes compreendemos os direitos como uma concessão, um favor de quem está em cima para os que estão em baixo,a cidadania não nos é dada, ela é construída e conquistada a partir da nossa capacidade de organização, participação e intervenção social. Mas para a sociedade ir para frente cada vez mais, é necessário que o cidadão participe, seja ativo, faça valer os seus direitos.
A cidadania é algo que não se aprende com os livros, mas com a convivência, na vida social e pública. É no convívio do dia a dia que exercitamos a nossa cidadania, através das relações que estabelecemos com os outros, com a democracia, os direitos humanos e o próprio meio ambiente  Ela nos diz respeito à luta pelos direitos humanos e conforme a Constituição Federal Brasileira, o meio ambiente ecologicamente equilibrado é direito de todo brasileiro.
“O seu direito acaba onde começa o meu”, entendemos que a cidadania abrange o cuidado e a preservação do meio ambiente para que todos possam usufruir de um equilíbrio equitativo, com direitos e deveres igualitários a toda população. E só quem pode mudar isso, somos nós! Não devemos esperar que o mundo melhore sozinho ou com a ação de poucos. A vida em sociedade requer algumas regras de boa conduta e respeito mútuo para que vivamos em harmonia, e a natureza equilibrada é uma das necessidades reais do ser humano.
 Precisamos menos disso:

  

E mais disso:



Alunos: Catarina Jacuboski, Renata Motta, Rafaela Cunha César, Paloma Machado, Júlia Mativi, Sabrina Wagner e Lucas Narciso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário